A Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz,entra no mundo virtual para divulgar seus projetos.
Conectados, queremos mostrar ao mundo nossos trabalhos e a seriedade de ser professor.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Projeto IDENTIDADE / IMAGEM


                ‘Quem sou eu’

Objetivo Geral
Conscientização e valorização da identidade individual de cada aluno fortalecendo autoestima na criação de vínculos emocionais positivos internos e externos com o grupo e a professora.

Aplicado em turmas do 1º ao 5º ano e turma do Projeto                ‘Acelera Brasil’/1º Segmento do Ensino Fundamental.


Objetivos Específicos
1º ano
Fortalecer o domínio da identificação das letras através de colagens e pinturas no tema: o próprio nome.

2º ano
Indo além do objetivo do 1º ano, trabalhar também o sobrenome nas mesmas técnicas.

3º ano e 4º ano
A expressão da autoimagem será estimulada através da proposta de reprodução do formato da própria mão em trabalho com sugestão de pintura e colagens de imagens que lhes ‘traduzam’ em suas individualidades.

  
5º ano e Projeto ‘Acelera Brasil’
Conscientização da autoimagem (rosto) com a observação cuidadosa e valorização de suas características individuais com reprodução digital feita pela professora em sala de aula (individualmente) e trabalhada em programa Photoshop alterando através de filtro artístico o retrato original.
De posse deste material impresso e plastificado (para durabilidade do mesmo), o aluno se observa de frente com suas características próprias e é estimulado a então auto expressar-se em técnicas ensinadas pela professora, realizando seu próprio autorretrato.
Nestas turmas a professora, ao propor o projeto, apresentou algumas imagens de autorretratos realizados por artistas diversos com o objetivo de lhes ampliar a percepção das diversificadas formas possíveis de auto representar-se.

Finalização do processo:
Os trabalhos de 3º ao 5º ano e da turma do projeto ‘Acelera Brasil’ serão expostos em murais no espaço da escola, formando assim a Identidade das turmas.
Os trabalhos de 1º e 2º anos serão produzidos no caderno de Artes.
Prazo previsto para realização deste projeto: 1 bimestre com 1 aula semanal em cada turma, considerando-se feriados e eventuais imprevistos.

Desenvolvimento do projeto:
Cristina Fonseca de Oliveira - professora de Arte
E/SUBE/CRE (07.16.010) Escola Municipal Maria Florinda Paiva da Cruz










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário.